Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de julho de 2015

DINOSSAUROS

Dinossauros  que significa "lagarto terrível" constituem um grupo de diversos animais. Acredita-se que apareceram há pelo menos duzentos e trinta milhões de anos, e que, durante cento e quarenta milhões de anos, foram a espécie dominante na Terra, num período geológico de tempo que vai desde o período Triássicoaté o final do período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos, quando um evento catastrófico ocasionou a extinção em massa de quase todos os dinossauros, com exceção das espécies emplumadas.
 Os dinossauros eram monstros de todos os tamanhos, e o estômago de cada um deles também era específico para a sua alimentação. Claro, existiam os vegetarianos, mas os carnívoros possuíam as armas mais violentas para conseguir a sua presa.
Couraças duríssimas, garras gigantescas, dentes superafiados: essas características tornavam alguns dinossauros temidos até por outros grandalhões. 

A teoria mais aceita é de que o meteorito encontrado na Cratera de Chicxulub, no México, foi o responsável pela extinção, ao colidir com a Terra e originar uma grande explosão que carbonizou bilhões de animais instantaneamente, levantando também uma nuvem de poeira tão espessa que bloqueou o calor do sol e transformou o planeta em um local extremamente frio, em um evento meteorológico similar ao inverno nuclear, eliminando as espécies sobreviventes, com exceção dos dinossauros emplumados e dos seres mamíferos, que tinham a capacidade de sobreviver em climas de baixas temperaturas devido a seu sangue quente, podendo assim se adaptar ao novo ambiente.O registro fóssil indica que os dinossauros emplumados evoluíram dos terópodas durante o período jurássico, e, após o evento da extinção em massa, deram origem as aves modernas, e os mamíferos sobreviventes evoluíram até dar origem ao ser humano atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário